#htmlcaption #outrolink

 

O sucesso de uma organização está intimamente ligado ao grau de desenvolvimento de competências dos seus colaboradores e respetiva motivação. Pensar na aquisição de um recurso humano implica projetar o presente e o futuro do colaborador dentro da organização, o que implica focarmo-nos para além das necessidades do projeto. Devemos ter em consideração, também, o valor acrescentado que esse projeto tem para o colaborador.

 
 

A necessidade de gerir com mão de ferro os recursos financeiros, bem como a premência da colocação no projeto do novo colaborador leva a que grande parte das empresas se preocupe com a necessidade do projeto, mas esqueça as necessidades futuras do colaborador dentro da organização.

Quando avançamos para o processo de preenchimento da vaga é necessário ter em conta o plano de formação ou de desenvolvimento que vai afetar o dito recurso não logrando desta forma as suas expetativas. A motivação e a necessidade de se sentir útil ao projeto devem ser mantidas enquanto este dura, dado que estes fatores asseguram um nível de compromisso necessário ao sucesso da relação colaborador/empresa e vice-versa.

A formação profissional é uma forma de alcançarmos esses objetivos e fomenta o desenvolvimento de competências dos recursos humanos. Qualquer que seja a empresa deve ter em conta um plano de formação que vise esta situação dado que quanto maior for o nível de competências dos seus recursos humanos assim será maior o seu grau de competitividade.

Devemos, por isso, tratar com seriedade a questão da formação. Hoje, com a obrigatoriedade imposta pelo Código do Trabalho, são muitas as empresas que elaboram um plano de formação apressado tendo em vista apenas o cumprimento da obrigatoriedade legal. Para trás ficam os reais objetivos de desenvolvimento de competências. A ação de formar concentra-se mais no cumprimento dessa obrigação e na necessidade de implementar processos formativos ao mais baixo custo possível.

Mas é de extrema importância desenvolver as competências dos nossos recursos. Para além de incrementar o grau de perícia na execução de determinada tarefa, estamos a trabalhar os índices motivacionais e de compromisso com a organização, construindo, assim, o sucesso.


     

Calendário laboral Blanes 2017

Consulte Calendário Clique aqui

Blanes Gestão RH (vídeo)

Joomla inotur picma